Ser mais resiliente, ter mais pensamentos que ajudam, resolver conflitos de uma maneira mais positiva, ter hábitos saudáveis de vida, ter e dar mais apoio social, lidar com os sentimentos de uma maneira mais consciente. Dá para fazer tudo isso? Sim.

E tem um jeito prático e divertido de se fazer: Método FRIENDS. Você já ouviu falar?

O Método FRIENDS foi criado na Austrália pela Dra. Paula Barrett, uma especialista da área de prevenção e tratamento de ansiedade e depressão para auxiliar a saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e adultos através das habilidades sócioemocionais.

Após anos de pesquisas científicas, o Método FRIENDS foi reconhecido por uma série de entidades de saúde e é recomendado pela Organização Mundial de Saúde por ser eficaz para a prevenção de Ansiedade e Depressão, tratamento de Depressão e desenvolvimento de Resiliência.

É um trabalho realizado em grupo, ampliando assim, as relações interpessoais, a quantidade de modelos, as redes de apoio. Ao longo de 12 encontros, são trabalhadas habilidades para o desenvolvimento de estratégias úteis (que foram comprovadas que funcionam) para lidar com dificuldades emocionais.

Abaixo, segue uma imagem com a explicação detalhada do Método FRIENDS:

 

friends

 

Os grupos podem ser realizados também em escolas, clubes, associações, empresas.